A desmontagem vem da tradição artística-pedagógica latino americana no marco da Escola Internacional de Teatro da América Latina e Caribe (EITALC), criada em Havana-Cuba em 1988 cujo objetivo era promover o desenvolvimento dos artistas de teatro latino americanos e contribuir com sua formação e aperfeiçoamento a partir do Encontro com Mestres do Teatro Mundial.
Dentre as inúmeras práticas presentes na EITALC, a desmontagem era uma delas. Nela, os artistas podiam, pela e na prática, refletir seus processos e procedimentos de criação, aliadas aos seus princípios éticos e, algumas vezes ideológicos. Com o término da EITALC alguns grupos e artistas continuaram a apresentar suas Desmontagens em suas sedes e festivais. Nesse percurso de práticas e reflexões é que o conceito de desmontagem é refletido por Ileana Diéguez, membro da diretoria da EITALC, em recentes textos.
Dentre as inúmeras práticas presentes na EITALC, a desmontagem era uma delas. Nela, os artistas podiam, pela e na prática, refletir seus processos e procedimentos de criação, aliadas aos seus princípios éticos e, algumas vezes ideológicos. Com o término da EITALC alguns grupos e artistas continuaram a apresentar suas Desmontagens em suas sedes e festivais. Nesse percurso de práticas e reflexões é que o conceito de desmontagem é refletido por Ileana Diéguez, membro da diretoria da EITALC, em recentes textos.
A presença de Ileana na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em 2012, quando da realização do I Interfaces Internacional cujo tema era as Teatralidades Contemporâneas e a Desmontagem, foi semente para a realização desta obra.
Desse momento em diante os artistas-pesquisadores do GEAC-UFU, especialmente Mara Leal, tem refletido e praticado a desmontagem em espaços de criação, pesquisa e ensino. Amplia-se o conceito a partir das práticas de desmontagem.
Em síntese é o que o leitor encontrará nesta obra. Um mosaico de desmontagens: ora como cena, ora como metodologia de pesquisa, ora como prática reflexiva, ora como conceito operacional. Essas várias dimensões revelam a importância da Desmontagem para as Artes Cênicas e da publicação deste livro no Brasil.
Em uma série de capítulos resultantes dos estudos desenvolvidos no Programa de Doutorando Interinstitucional realizado entre as Universidades Federais de Uberlândia (UFU) e do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) acrescidos de outros artistas-pesquisadores latino americanos, este livro é um marco para as pesquisas em Artes Cênicas e sua relação com a prática artística.
Em uma série de capítulos resultantes dos estudos desenvolvidos no Programa de Doutorando Interinstitucional realizado entre as Universidades Federais de Uberlândia (UFU) e do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) acrescidos de outros artistas-pesquisadores latino americanos, este livro é um marco para as pesquisas em Artes Cênicas e sua relação com a prática artística.
Narciso Telles (PPGAC – PROF-ARTES – GEAC/UFU – CNPq)
Informações sobre o livro
Desmontagens: processos de pesquisa e criação nas artes da cena. Organização: Ileana Diéguez e Mara Leal. 1. ed. Rio de Janeiro: 7Letras, 2018
ISBN 978-85-421-0699-2
http://www.7letras.com.br/
Sumário
Apresentação p.7
Des/tecer, des/montar, desvelar - Ileana Diéguez Caballero p.10
O desvelar da pesquisa em artes: a desmontagem como procedimento artístico-pedagógico - Mara Leal p.20
Hijo de perra o la anunciación - Miguel Rubio Zapata p.31
Antígona: dos fragmentos de memória à desmontagem - Teresa Ralli p.46
O voo do falcão de ouro: um caminho até a profunda dor deixada pela guerra - Ana Correa p.66
Cada performance é uma história - Lorena Wolffer p.74
REQUIEM para una tierra perdida / Requiem for a lost land - Violeta Luna p.81
Poéticas da experiência: evocando os destroços na desmontagem da atuadora Tânia Farias - José Raphael Brito dos Santos p.90
Essa sou eu, vestida de todas essas mulheres - Ana Cristina Colla p.103
A iminência do samba ou a desmontagem do criolo doido - Luiz de Abreu p.120
Desmontagens: reflexões sobre o partilhamento escancarado de performances solo - Jacyan Castilho de Oliveira, Mara Leal, Nara Keiserman p.139
A desmontagem cênica como parte integrante da pesquisa e do processo de criação - Rosimeire Gonçalves Santos p.157
Entre o Brasil e a África do Sul: desmontagem cênica, teatro e infância - Mariene Hundertmarck Perobelli p.171
Desmontagem autobiográfica de uma atleta dançante - Sigrid Bitter p.181
Professoratriz em (des)montagem: memórias embaralhadas - Michele Soares p.191
Desmontagem cênica como estratégia de reflexão e criação do artista da cena - Ana Cristina Colla e Raquel Scotti Hirson p.203
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