Pular para o conteúdo principal

O LIVRO





A desmontagem vem da tradição artística-pedagógica latino americana no marco da Escola Internacional de Teatro da América Latina e Caribe (EITALC), criada em Havana-Cuba em 1988 cujo objetivo era promover o desenvolvimento dos artistas de teatro latino americanos e contribuir com sua formação e aperfeiçoamento a partir do Encontro com Mestres do Teatro Mundial. 

Dentre as inúmeras práticas presentes na EITALC, a desmontagem era uma delas. Nela, os artistas podiam, pela e na prática, refletir seus processos e procedimentos de criação, aliadas aos seus princípios éticos e, algumas vezes ideológicos. Com o término da EITALC alguns grupos e artistas continuaram a apresentar suas Desmontagens em suas sedes e festivais. Nesse percurso de práticas e reflexões é que o conceito de desmontagem é refletido por Ileana Diéguez, membro da diretoria da EITALC, em recentes textos. 

A presença de Ileana na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em 2012, quando da realização do I Interfaces Internacional cujo tema era as Teatralidades Contemporâneas e a Desmontagem, foi semente para a realização desta obra. 

Desse momento em diante os artistas-pesquisadores do GEAC-UFU, especialmente Mara Leal, tem refletido e praticado a desmontagem em espaços de criação, pesquisa e ensino. Amplia-se o conceito a partir das práticas de desmontagem. 

Em síntese é o que o leitor encontrará nesta obra. Um mosaico de desmontagens: ora como cena, ora como metodologia de pesquisa, ora como prática reflexiva, ora como conceito operacional. Essas várias dimensões revelam a importância da Desmontagem para as Artes Cênicas e da publicação deste livro no Brasil.

Em uma série de capítulos resultantes dos estudos desenvolvidos no Programa de Doutorando Interinstitucional realizado entre as Universidades Federais de Uberlândia (UFU) e do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) acrescidos de outros artistas-pesquisadores latino americanos, este livro é um marco para as pesquisas em Artes Cênicas e sua relação com a prática artística.
Narciso Telles (PPGAC – PROF-ARTES – GEAC/UFU – CNPq)


Informações sobre o livro


Desmontagens: processos de pesquisa e criação nas artes da cena. Organização: Ileana Diéguez e Mara Leal. 1. ed. Rio de Janeiro: 7Letras, 2018
ISBN 978-85-421-0699-2

http://www.7letras.com.br/



Sumário


Apresentação p.7
Des/tecer, des/montar, desvelar - Ileana Diéguez Caballero p.10

O desvelar da pesquisa em artes: a desmontagem como procedimento artístico-pedagógico - Mara Leal p.20


Hijo de perra o la anunciación - Miguel Rubio Zapata p.31


Antígona: dos fragmentos de memória à desmontagem - Teresa Ralli p.46

O voo do falcão de ouro: um caminho até a profunda dor deixada pela guerra - Ana Correa p.66

Cada performance é uma história - Lorena Wolffer p.74

REQUIEM para una tierra perdida / Requiem for a lost land - Violeta Luna p.81

Poéticas da experiência: evocando os destroços na desmontagem da atuadora Tânia Farias - José Raphael Brito dos Santos p.90

Essa sou eu, vestida de todas essas mulheres - Ana Cristina Colla p.103

A iminência do samba ou a desmontagem do criolo doido - Luiz de Abreu p.120

Desmontagens: reflexões sobre o partilhamento escancarado de performances solo - Jacyan Castilho de Oliveira, Mara Leal, Nara Keiserman p.139

A desmontagem cênica como parte integrante da pesquisa e do processo de criação - Rosimeire Gonçalves Santos p.157

Entre o Brasil e a África do Sul: desmontagem cênica, teatro e infância - Mariene Hundertmarck Perobelli p.171

Desmontagem autobiográfica de uma atleta dançante - Sigrid Bitter p.181

Professoratriz em (des)montagem: memórias embaralhadas  - Michele Soares p.191

Desmontagem cênica como estratégia de reflexão e criação do artista da cena - Ana Cristina Colla e Raquel Scotti Hirson p.203

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poéticas da experiência: evocando os destroços na desmontagem da atuadora Tânia Farias / José Raphael Brito dos Santos

Registros da desmontagem Evocando os mortos: poéticas da experiência  de Tânia Farias Vídeo disponível no canal do YouTube  Ói Nóis Aqui Traveiz

Desmontagem cênica como estratégia de reflexão e criação do artista da cena / Ana Cristina Colla; Raquel Scotti Hirson

Desmontagens realizadas pelos alunos da disciplina Desmontagem Cênica como Estratégia de Reflexão e Criação do Artista da Cena oferecida no PPGADC/UNICAMP 2017.1 Vídeos disponível no canal do YouTube  LUME Teatro Fotos disponíveis no Google Photos do  LUME Teatro

A iminência do samba ou a desmontagem do criolo doido / Luiz de Abreu

Espetáculo solo O Samba do Criolo Doido Vídeo  disponível no canal do YouTube  Festival Extra